domingo, 8 de setembro de 2013

A FORÇA ESTÁ COM OS BANCÁRIOS!




Tenho tido a honra de representar os bancários de nosso sindicato na mesa de negociações com a FENABAN (Entidade que representa os bancos).

Presencio, a cada reunião, o esforço e a força dos argumentos dos trabalhadores, habilmente expressos pelos membros do comando nacional, eleitos na Conferência Nacional dos Bancários.

Os argumentos escancaram uma realidade de sofrimento e dor, onde a exploração não tem limites.

Mas a cada encontro, vejo a insensibilidade dos bancos, expressos na fala, na postura e nos argumentos dos representantes dos banqueiros. Defendem o indefensável com a frieza contábil. Justificam o injustificável com o cinismo dos mercados. Exercitam a intransigência, irmanada na arrogância.

Até agora tergiversaram, continuando a falar mais do mesmo, ou seja, colocando empecílios para todas as demandas. A lógica do lucro acima da vida fica evidente. Os acionistas, o tal mercado, entes não palpáveis, são a quem se reportam.

Chegaram ao cúmulo de afirmar que os “bancos não precisam tanto do trabalho bancário”. Ora, sabemos (e eles também sabem!) que sem os bancários os bancos não existem. Somos, sim responsáveis pelos enormes lucros.

E para arrematar apresentam a proposta de 6,1% e pronto.
Sem aumento real. Sem melhorias na PLR.
Nada de medidas preventivas para evitar o adoecimento e para acolher os colegas que perderam sua saúde trabalhando.
Nada de avanços na proteção aos bancários vítimas de assaltos e na segurança das agências.
Nada sobre as metas abusivas e quanto ao assédio moral.
Nada para coibir as demissões que campeiam nos bancos privados.
Nada de contratação de mais bancários para darmos conta das demanda crescentes.

O momento de maior sinceridade, creio eu, é quando levantam-se e vejo-os de costa, retirado-se da sala.

Terminada a reunião, acesso meu celular e acesso uma postagem no Facebook de minha esposa: Ontem à noite dormi assistindo star wars, parte IV. Aí, tive um sonho muito significativo. Sonhei que atendia a princesa Léia, pois iria fazer uma perícia no INSS. No sonho seria como enfrentar o malfadado.. Acabo a conversa com um sonoro: Que a FORÇA esteja contigo! Tem lógica, não !?

Ainda olhando a dispersão da reunião, penso na saga do Star Wars. olho, saindo, o representante da Fenaban e imagino-o como um Darth Vader, manipulado (consciente, creio eu) pelo império, os bancos. E vejo a categoria enfrentando o malfadado, o imperial sistema financeiro.

Me transporto para a realidade cotidiana dos bancários. Eis o momento onde a vida concreta se efetiva, onde presenciamos as dificuldades dos colegas em executar o trabalho prescrito, devido às péssimas condições .

E o momento de maior força interior é quando vejo nossa categoria se movendo. Construindo a campanha salarial. Quando fica transparente que o descontentamento é geral e que vai, passo a passo, transformando-se em mobilização, em luta.

Não me paira nenhuma dúvida que a FORÇA está com os bancários!

O momento de nossa campanha salarial é de intensificar a mobilização e construir uma grande greve dia 19 de setembro.

Quando tentam estimular o individualismo, construímos a solidariedade, a luta coletiva.

Vamos mostrar, mais uma vez, que sem bancário, os bancos param.

QUE A FORÇA ESTEJA CONOSCO. Vamos pra luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário